124672 pessoas já abraçaram esta causa clique aqui e entre nessa história.

ViraVida

O Movimento

O que é

História

O enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil teve como marco a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aprovado em 13 de julho de 1990. Também conhecida como a Lei nº 8069, o ECA trouxe como grande avanço e novidade o reconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos.

Em 2000 foi aprovado o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes que estabeleceu um conjunto de ações com o objetivo de assegurar a proteção integral a crianças e adolescentes em situação ou risco de violência sexual. O Plano foi resultado da mobilização de diversas organizações governamentais, não governamentais e internacionais.

O Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes foi criado em 2000 para monitorar as ações do plano.

Projeto ViraVida – Conselho Nacional do SESI

O trabalho do Sesi com a temática de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes começou em 2008 com a implantação do Projeto ViraVida, um programa socioeducativo e de capacitação profissional realizado com jovens e adolescentes de 16 a 21 anos. O projeto conta com os parceiros do Sistema S (Senai, Senac, Sesc, Sebrae e Sescoop) e se organiza a partir de três linhas de atuação:

  1. Mobilização e articulação – trabalho realizado junto às redes sociais estaduais e/ou municipais de enfrentamento ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes, em parceria com os governos estadual e municipal e com o empresariado;
  2. Prevenção – desenvolvida junto às entidades sociais e governamentais no sentido de replicar informações sobre direitos de crianças e adolescentes e divulgada junto a todo o Sistema “S” com serviços de atendimento e recuperação de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade;
  3. Atendimento – acolhimento e encaminhamento para cursos de formação socioeducativa e capacitação profissional.

Adotado pelo Sistema S, o Projeto está presente em dez capitais (Fortaleza, Recife, Natal, Belém, Teresina, Brasília, Salvador, João Pessoa, Curitiba e Rio de Janeiro) e três cidades do interior (Campina Grande, Foz do Iguaçu e Londrina). O ViraVida também está sendo implantado em Porto Velho e São Luís. A previsão é de que até o fim de 2011, o ViraVida esteja presente em 22 Estados brasileiros.

Carinho de Verdade

Como um desdobramento natural da ação realizada nesses dois anos de resgate de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Sesi lança a campanha “Carinho de Verdade”. Trata-se de uma iniciativa do Projeto ViraVida aberta à participação de toda a sociedade e fundamentada na necessidade de se organizar uma grande mobilização nacional para promover, a médio e longo prazo, a erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes de nossa sociedade.

Personalidades

Material de Campanha

Agenda de Eventos